A migração ocorre porque as pessoas buscam melhorias de vida, sejam elas políticas, econômicas, climáticas ou sociais. A tecnologia facilita a migração, pois entra nos campos para ocupar o lugar dos trabalhadores fazendo com que as pessoas saiam do mesmo e vão para a cidade.
Principais causas:
1- Supostamente, uma das causas é a pressão demográfica resultante de um crescimento econômico. Na realidade, vem da ideia da migração do trabalho e consequentemente das pessoas.
2- Maior fecundidade no campo provoca o êxodo rural devido ao excesso de pessoas no campo, fazendo a mão-de-obra ficar muito mais barata na cidade. Na realidade, as pessoas são "empurradas" propositalmente do campo para a cidade a fim de potencializar a produção: apenas grandes agricultores no campo e mão-de-obra barata na cidade. Exemplo de Juscelino Kubitschek: crédito rural apenas para grandes agricultores do Nordeste, o que forçava os pequenos agricultores a venderem suas terras e migrarem para SP/Rio. Vale lembrar que SP, assim como a Europa, precisou dos imigrantes para industrializar.
3- Transporte (construção de rodovias, ferrovias, transporte aéreo etc).
4- Excedente populacional da Europa que gerou a migração a outros países, como o Brasil.
E, por fim, as três grandes revoluções: Industrial (mecanização das fábricas gerou desemprego, e assim, migrações), Francesa (a burguesia faz com que hajam melhorias apenas na cidade) e a Transição Demográfica.
A migração também tem seu lado ruim. Pode criar problemas políticos entre os países ou econômicos um desequilíbrio, tanto no campo quanto na cidade, aumentando ou diminuindo o preço da mão-de-obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário