segunda-feira, 13 de setembro de 2010

As cidades na Europa antiga apenas se relacionavam com o campo imediato, não entre outras cidades.

No século XV houve uma reunificação das cidades e pequenos países. O rei voltou ao poder e o comércio não aconteceu facilmente por conta da diferença das moedas, medidas e padrões.

Na IDADE MÉDIA existe relação entre o campo e as cidades próximos. Na IDADE MODERNA onde existem estados modernos, há relação comercial entre as unidades. As cidades marítimas viram mercantis e começa o colonialismo.

A imagem que uma cidade deve mostrar é de beleza arquitetônica e limpeza, para demonstrar o poder político a quem chega ao porto.

A unificação dos feudos em um país, um rei, deve ser demonstrada através do comércio, alimentação, legislação, moeda e medidas.

A passagem da idade media para a idade moderna aconteceu por conta do comércio.

Idade moderna (séc. XV a XVIII):

-Sacro império Romano-Germânico: origens étnicas e linguísticas.

-Cidades: ligadas pelas estradas e transportes. A partir das cidades marítimas intermediárias, responsáveis pelo comercio do país, surge a exportação intermediária entre interior e além mar.

-Organização em classes: BURGUESIA. Mecenas incentivando pintores.

sábado, 14 de agosto de 2010

Como a UE consegue se unificar mesmo com suas diferenças?

A migração é o principal motivo da União Européia conseguir se unificar mesmo com as suas diferenças culturais.

A migração ocorre porque as pessoas buscam melhorias de vida, sejam elas políticas, econômicas, climáticas ou sociais. A tecnologia facilita a migração, pois entra nos campos para ocupar o lugar dos trabalhadores fazendo com que as pessoas saiam do mesmo e vão para a cidade.
Principais causas:
1- Supostamente, uma das causas é a pressão demográfica resultante de um crescimento econômico. Na realidade, vem da ideia da migração do trabalho e consequentemente das pessoas.
2- Maior fecundidade no campo provoca o êxodo rural devido ao excesso de pessoas no campo, fazendo a mão-de-obra ficar muito mais barata na cidade. Na realidade, as pessoas são "empurradas" propositalmente do campo para a cidade a fim de potencializar a produção: apenas grandes agricultores no campo e mão-de-obra barata na cidade. Exemplo de Juscelino Kubitschek: crédito rural apenas para grandes agricultores do Nordeste, o que forçava os pequenos agricultores a venderem suas terras e migrarem para SP/Rio. Vale lembrar que SP, assim como a Europa, precisou dos imigrantes para industrializar.
3- Transporte (construção de rodovias, ferrovias, transporte aéreo etc).
4- Excedente populacional da Europa que gerou a migração a outros países, como o Brasil.

E, por fim, as três grandes revoluções: Industrial (mecanização das fábricas gerou desemprego, e assim, migrações), Francesa (a burguesia faz com que hajam melhorias apenas na cidade) e a Transição Demográfica.


A migração também tem seu lado ruim. Pode criar problemas políticos entre os países ou econômicos um desequilíbrio, tanto no campo quanto na cidade, aumentando ou diminuindo o preço da mão-de-obra.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Europa - Nação, Território, Estado


Qual é a relação desses três itens com a Europa?
  • Nação: um povo unido pela cultura
  • Território
  • Estado: governo, domínio maior

Chama-se Estado-nação quando um território delimitado é composto por um governo e uma população de composição étnico-cultural coesa, quase homogênea. Um exemplo é Israel, cuja população e governo são judeus.
A União Europeia apresenta sua nação cristã: um fato que remete à influência da Igreja Católica sobre a sociedade na Europa durante a Idade Média. Por isso, a entrada da Turquia (muçulmanos) é questionada.

Para saber mais sobre Estado-nação, clique aqui.
E para ver o site da União Europeia, clique aqui.